UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA-CESAD
PÓLO: SÃO DOMNGOS
ALUNA: JOILDA MEDEIROS CONCEIÇÃO
MATRÍCULA: 11200162
CURSO: HISTÓRIA (LICENCIATURA)
PROF: DR. ANTÔNIO LINDVALDO
DATA: 25/12/2012
ATIVIDADE REFERENTE À AD2
APRESENTAÇÃO
O estudo da história local de uma cidade proporciona ao educando o envolvimento com suas raízes históricas e, consequentemente o desenvolvimento de uma empatia com a cidade onde mora. Nesse estudo o aluno se identifica com os acontecimentos que vai tendo conhecimento ao longo da história dessa localidade.
Ao estudar a história da cidade onde mora o aluno passa a gostar dela, pois começa a conhecê-la em seus vários aspectos, pois só assim haverá a possibilidade de existir um envolvimento tal que até possa defendê-la e de orgulhar da cidade onde vive.
Para tanto, é imprescindível também recuperar histórias locais, abrindo perspectivas para singularidades históricas muitas vezes descartadas pela história tradicional como diz Arnaldo Pinto Júnior em seu texto As potencialidades da história local para a produção de conhecimento em sala de aula: o enfoque no município de Sorocaba.
É partindo desses pressupostos, que desenvolveremos um projeto focado principalmente no estudo de alguns aspectos históricos, geográficos e econômicos da cidade de Itabaiana, uma cidade localizada na Região Agreste de Sergipe, a 56 km da capital Aracaju.
O referido projeto será desenvolvido com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dr. Airton Teles, durante os meses de fevereiro e março de 2012, tendo como título “Itabaiana, minha terra”.
Durante essa pesquisa procuraremos passear por sua história, destacando alguns aspectos da sua origem, seu hino oficial, sua economia, suas belezas naturais, entre outros.
O projeto “Itabaiana, minha terra” não terá o intuito de abordar o tema em sua totalidade, mas pretenderá sensibilizar os alunos a preservar e defender a cidade onde moram.
JUSTIFICATIVA
Itabaiana é uma cidade situada na região Agreste de Sergipe,caracterizada pela existência de um comércio bastante desenvolvido,se levarmos em conta o seu tamanho, possui belezas naturais que atraem turistas de várias localidades, além disso, se destaca pela existência de um povo bastante empreendedor e estudioso.
No tocante à sua história, podemos ressaltar que nela também é mencionada a Casa da Torre, como diz Vladimir de Souza Carvalho em seu livro Santas Almas de Itabaiana Grande. Segundo esse historiador, Garcia D'Ávila andou por essas terras a procura das lendárias minas de ouro existentes nelas.
Sendo assim, podemos perceber que a história itabaianense é muito rica.
No tocante à sua história, podemos ressaltar que nela também é mencionada a Casa da Torre, como diz Vladimir de Souza Carvalho em seu livro Santas Almas de Itabaiana Grande. Segundo esse historiador, Garcia D'Ávila andou por essas terras a procura das lendárias minas de ouro existentes nelas.
Sendo assim, podemos perceber que a história itabaianense é muito rica.
No entanto, por ser uma cidade de crescimento rápido, é também assolada pela violência encontrada em grandes centros urbanos, existindo também pessoas de má índole como em qualquer outra cidade, além das fortes querelas políticas, a exemplo das cidades menores do Sertão nordestino.
Sendo assim, muitas vezes sofre discriminação frente a outras cidades sergipanas. Não é tão raro, o itabaianense ser vítima de piadas maldosas,insinuando que é um povo violento, apesar de ser muito inteligente e estudioso.
“Cuidado, fulano de tal é de Itabaiana”!...
Pesquisando os aspectos que permeiam a história itabaianense, poderemos quebrar alguns mitos que fazem parte dessa cidade e possibilitaremos o conhecimento de suas belezas naturais e de seus pontos turísticos.
Por conta disso, daremos chance aos nossos alunos de admirar a cidade onde moram e possibilitaremos que eles analisem que a violência é apenas uma conseqüência do seu crescimento acelerado e que como toda cidade possui pontos negativos, mas possui pontos positivos que se sobrepõem muito em relação aos negativos.
OBJETIVOS
![*](file:///C:/Users/Usuario/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
Possibilitar o desenvolvimento do orgulho e valorização da cidade, enfatizando sua história, suas belezas naturais e seus pontos turísticos.
![*](file:///C:/Users/Usuario/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
v Identificar os pontos turísticos de Itabaiana;
v Localizar a cidade de Itabaiana, no mapa de Sergipe;
v Explicar a origem do nome da cidade;
v Destacar algumas manifestações culturais de Itabaiana;
ABRANGÊNCIA
O projeto “Itabaiana, minha terra” procurará abranger as seguintes disciplinas:
Ø Português
Ø Redação
Ø História
Ø Geografia
Ø Artes
METODOLOGIA
Para tanto, dividiremos a turma em grupos com as respectivas atividades:
v Propaganda sobre a cidade;
v Produção do repente;
v Entrevista;
v Produção da apresentação em power point;
v Pesquisa bibliográfica e na Internet;
v Produções de diversos tipos de texto entre eles: dissertativo, informativo, paródias,etc.
CRONOGRAMA
FEVEREIRO Divulgação do projeto
Pesquisa
Leitura e interpretação do Hino de Itabaiana
Leitura e interpretação do Hino de Itabaiana
Produções de texto informativo
Produção de panfleto sobre Itabaiana
MARÇO Entrevista
Leitura de lendas envolvendo Itabaiana
Produção e apresentação em Power Point
RECURSOS
Ø Papel;
Ø CD;
Ø Microssistem;
Ø Livros;
Ø Computador;
Ø Panfleto;
Ø Lápis de cor;
Ø Caderno;
Ø Textos;
Ø Máquina fotográfica
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma processual e contínua, através das atividades propostas em sala de aula, do envolvimento dos alunos nessas atividades, dos relatórios produzidos e da observação do professor.
Dessa forma, tentaremos promover a interação entre os alunos e a produção do conhecimento, valorizando as várias habilidades e competências evidenciadas durante a realização do projeto.
BIBLIOGRAFIA
- PINTO, Júnior Arnaldo.As potencialidades da história local para a produção do conhecimento do conhecimento em sala de aula: o enfoque do município de Sorocaba
- CARVALHO, Vladimir Souza. Santas Almas de Itabaiana Grande. Edições Serrano: Itabaiana – SE, 1973.